domingo, 8 de maio de 2011

World Press Photo 2011

World Press Photo of the Year: 2010
Jodi Bieber, South Africa

1º Prémio Natureza
Thomas P. Peschak, Germany/South Africa
"A cape gannet comes in to land during the summer nesting season. Malgas Island, off the west coast of South Africa, is an important seabird breeding ground."

2º Prémio Natureza - Reportagem
Stefano Unterthiner, Italy
"Whooper swans on Lake Kussharo at dawn. ( ... )"

3º Prémio Desporto - Reportagem
Chris Keulen, The Netherlands
The Tour of Eritrea

1º Prémio Artes e Entretenimento
Andrew McConnell, Ireland
"Joséphine Nsimba Mpongo, 37, practices the cello in the Kimbanguiste neighborhood of Kinshasa, Democratic Republic of Congo. ( ... )"

2º Prémio Artes e Entretenimento - Reportagem
Daniele Tamagni, Italy
"Freestyle wrestling, or lucha libre, one of the most popular entertainments in Bolivia, was once the domain of men only. Now cholitas, women wearing the traditional skirts and bowler hats of the indigenous Aymara and Quechua people, are making a mark. ( ... )"

1º Prémio Retratos - Reportagem
Andrew McConnell, Ireland
"Minatu Lanabas Suidat, aged 25, in an area controlled by Polisario. ( ... )"


"A sul-africana Jodi Bieber foi a fotógrafa premiada com o galardão máximo do World Press Photo em 2011. A fotografia que lhe valeu o prémio é um retrato de Bibi Aisha, uma afegã de 18 anos cujo rosto foi desfigurado como retaliação depois de ter fugido de casa do seu marido, um soldado taliban que a maltratava. Apanhada em casa dos pais, um grupo de homens levou-a até a uma montanha onde lhe cortaram as orelhas e o nariz ( na cultura afegã diz-se que um homem envergonhado pela mulher perdeu o nariz e daí o castigo ser na mesma medida ). Aisha foi resgatada à morte por uma associação de apoio às mulheres afegãs.

Aidan Sullivan, um dos júris do concurso, justificou a escolha com o facto de esta imagem reflectir exactamente aquilo que é suposto uma fotografia da World Press Photo fazer: pôr toda a gente que olhe para ela a perguntar-se «Quem é esta rapariga e o que é que lhe aconteceu?».

Esta é apenas uma das muitas fotografias de várias categorias que vão estar em exposição no Museu da Electricidade até ao próximo dia 22 de Maio."


Estas foram apenas algumas das fotografias e respectivas reportagens que mais gostei !

Adoro a World Press Photo e todos os anos o desejo é sempre o mesmo: fazer formação em Fotojornalismo ! Talvez seja ainda este ano ... ;)

Sem comentários: