segunda-feira, 5 de abril de 2010

"Um Cidadão Exemplar"


"Um Cidadão Exemplar"
De F. Gary Gray (EUA)
Com Jamie Foxx, Gerard Butler e Colm Meaney
108 minutos

Sinopse:
"Clyde Shelton (GERARD BUTLER) é um cidadão exemplar que vê a sua mulher e filha serem brutalmente assassinadas durante uma invasão a sua casa. Quando os assassinos são detidos, Nick Rice (JAMIE FOXX), um jovem procurador de Filadélfia bem sucedido, é chamado para participar. Apesar dos seus protestos, Nick é forçado pelo seu chefe a oferecer a um dos suspeitos uma sentença leve em troca de um testemunho contra o seu cúmplice. 10 anos depois. O homem que se safou da acusação de homicídio é encontrado morto e Clyde Shelton admite friamente que é o culpado. Em seguida faz um aviso a Nick: ou compõe o sistema de justiça que falhou com a sua família, ou as pessoas importantes do processo morrerão. Shelton avança com as suas ameaças, orquestrando a partir da sua cela, na prisão, um fio de impressionantes e diabólicos assassínios que não podem ser previstos ou prevenidos. Filadélfia está dominada pelo medo à medida que os alvos de Shelton são mortos uns a seguir aos outros e as autoridades não têm poder para acabar com esta onda de terror. Apenas Nick poderá parar esta matança, e para tal, terá de ser mais astuto que este brilhante sociopata, num crucial concurso de vontades em que o menor descuido significa a morte. Com a sua própria família na mira de Shelton, Nick vê-se numa corrida exasperante contra o tempo, enfrentando um adversário mortal que parece estar sempre um passo à sua frente."

Gostei deste thriller imbuído de um ritmo endiabrado e contagiante que pretende provocar um debate sobre a 'podridão' do sistema judicial norte-americano ( como se fosse apenas este ) !

Excelentes as interpretações de Jamie Foxx e Gerard Butler.
O primeiro, impecável como sempre, na pele de um polícia de Filadélfia com um caso bicudo nas mãos. Ele investiga o caso de Clyde ( Gerard Butler ), génio do high-tech e psicopata maquiavélico que elabora com minúcia um plano para se vingar não só do assassino que lhe matou a família mas de todo um sistema jurídico americano que ele vai conseguir chantagear a partir da prisão.

Apenas a lamentar algumas cenas de violência gratuita !

Vejam aqui o trailer:

2 comentários:

K disse...

Adormceci a vê-lo em casa, esta noite... fiquei a meio... hoje vejo o resto...
Concordo com a questão da violência gratuita.

Lá se foi o nosso domingo...

Bj

Maria Ngan disse...

Outros (mais alegres) hão-de vir ... ;)

Bjinhos de saudades