quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

"Up in the Air"

"Nas Nuvens"
De Jason Reitman
EUA
109 minutos

Sinopse:
"Ryan Bingham é um consultor que tem a tarefa de demitir funcionários para cortar os gastos das empresas. Quando não está no trabalho, gosta de passar o tempo em quartos de hotéis pouco conhecidos e cabines de vôos. Com uma carta de demissão na mesa do seu chefe, e a promessa de trabalho numa misteriosa firma de consultoria, Bingham está perto de conquistar o seu principal objectivo: conseguir um milhão de milhas como passageiro."


Segunda-feira às 22h00 no Monumental ... o filme não podia ter começado melhor com belíssimas imagens de paisagens aéreas a desfilarem sucessivamente perante os meus olhos. Lembrei-me logo do trabalho espectacular de Yann Arthus-Bertrand, fotógrafo que admiro imenso ! ;)

"Nas Nuvens" decorre nos EUA de hoje, em plena crise económica mundial. E é neste contexto que vemos aparecer Ryan Bingham, um 'despedidor profissional', cuja função é a de despedir, com o mínimo possível de custos, funcionários ( muitos com décadas de trabalho ) de empresas em dificuldades.

O hobby deste especialista é acumular milhas, up in the air, revelando uma eficácia obsessiva nos vários procedimentos das múltiplas viagens que realiza.

Não pude deixar de sentir uma certa simpatia pela personagem interpretada eximiamente por George Clooney.
Solteiro, sem filhos e sem compromissos, a sua vida decorre entre aviões e terminais de aeroportos, vivendo apenas para o trabalho.
Avesso a relacionamentos, acaba por ser surpreendido por Alex, outra viajante compulsiva, que lhe 'ensinará' não ser possível controlarmos de forma absoluta a nossa vida e com a qual acabará por desiludir-se.

Gostei deste retrato do moderno homem ocidental, dos diálogos inteligentes e da narrativa subtilmente bem construída !

Vejam aqui o trailer:

1 comentário:

K disse...

Adorei o filme... como sabes e adorei a tua companhia no Água... esta também é noite de água... ou de um tiro no porta-aviões... deixei de «filipar»...

Bj