quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

"Deuses da Ásia"

Foi apenas na semana passada que visitei pela primeira vez o Museu do Oriente.
Não desgostei da estrutura em si, mas confesso que esperava algo mais exótico, mais oriental, pelo menos em termos de decoração.

Enfim, aproveitei para ver duas das várias exposições patentes naquele espaço: "Deuses da Ásia" e "Selos Portugueses do Oriente".
Bem, hoje venho aqui escrever sobre "Deuses da Ásia", exposição que tem como objectivo tornar conhecidos certos aspectos da arte religiosa na Ásia e introduzir a mitologia que está subjacente aos objectos apresentados.

É um facto inegável que deparei-me com uma mostra deslumbrante de deuses e ritos religiosos da Índia, da Indonésia, de Mianmar, da Tailândia, da China, do Vietname, da Coreia e do Japão.

Fiquei encantada com o Altar dos Espíritos Phi ( relacionado com o Budismo Tailandês ) e curiosa relativamente ao Teatro das Sombras, cujos personagens são os Deuses do Hinduísmo ( tenho que descobrir onde poderei assistir a estas peças ).
Quanto às Divindades o meu 'voto' vai para ... SARASVATI ! ;)

Sarasvati, representada como uma mulher muito bela, de pele branca como o leite, é a deusa hindu da sabedoria, das artes e da ciência.
Ela é a protectora dos artesãos, pintores, músicos, actores, escritores e artistas em geral, protegendo aqueles que buscam o conhecimento e tudo relacionado à eloquência. Os seus símbolos são um cisne e o Lótus Branco.

Gostei bastante desta exposição, estando para breve não só uma visita guiada à mesma ( todos os Domingos pelas 16h00 ), bem como um outro post sobre "Selos Portugueses do Oriente" ! ;)

Site do Museu do Oriente

Sem comentários: