sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

"Ágora"


ÁGORA
De Alejandro Amenábar
Espanha/Malta, 126 minutos

Sinopse:
"Século IV. No Egipto, sob o poder do Império Romano, violentos confrontos sociais e religiosos invadem as ruas de Alexandria. Presa entre paredes, sem poder sair da lendária biblioteca da cidade, a brilhante astrónoma Hypatia, com a ajuda dos seus discípulos, faz tudo para salvar os documentos da sabedoria do Antigo Mundo. Entre os discípulos, encontram-se dois homens que disputam o seu coração: o inteligente e privilegiado Orestes e o jovem Davus, escravo de Hypatia, dividido entre o amor secreto que nutre por ela e a liberdade que poderá ter ao juntar-se à imparável vaga de Cristãos."


Ágora, o mais recente filme do oscarizado Alejandro Amenábar, gira em torno não só da descriminação religiosa mas também da vida da filósofa Hypatia, admirada por um pensador maior como Sócrates e reconhecida como a primeira mulher dedicada ao estudo da matemática, filosofia e astronomia.

Nesta parábola sobre a intolerância, assistimos ao momento em que os cristãos deixaram de ser cordeiros sacrificiais e se arrogaram o direito ao poder, destruindo violentamente templos, deuses, costumes e leis.

Gostei particularmente das sequências protagonizadas por Hypatia ( professora de retórica fácil e curiosidade aguda que encantava e confundia os alunos com os elaborados problemas e conjecturas que propunha ), nas quais o desejo de saber confronta a tradição do ensino, da religião e da crendice; quando combate ideias feitas e tomadas por definitivas e quando, raciocinando sobre a posição relativa da Terra e dos outros planetas conhecidos em relação ao Sol, vê a luz e encontra o paradigma que vai mudar a ciência e o pensamento no meio do caos e da violência.

Muito bom este filme ... recomendo vivamente ! ;)

Vejam aqui o trailer:

Sem comentários: