quinta-feira, 8 de outubro de 2009

"Séraphine"


Sinopse
"A extraordinária vida da francesa Séraphine de Senlis, uma mulher nascida em 1864, que foi uma empregada antes de se transformar numa pintora e mergulhar na loucura ...
Foi acidentalmente descoberta por Wilhelm Uhde, coleccionador e crítico de arte alemão, um dos primeiros a comprar Picasso e Braque. Este teve uma influência significativa na vida de Henri Rousseau, esteve casado dois anos com Sónia Delaunay e organizou a primeira exposição de Arte Naïf. "

Tendo como pano de fundo uma França rural do início do Séc XX, deparei-me com uma cenografia e fotografia maravilhosas, as quais transportaram o meu eterno olhar contemplativo para um conjunto de imagens que surgiam como autênticas telas vivas.


Magicamente transportada 'para fora do tempo' encantei-me com a doçura de Séraphine Louis, uma empregada doméstica simultaneamente rude e sensível, selvagem e um tanto mística, que fala com os pássaros, passeia pelos campos enquanto entoa cânticos religiosos e recolhe plantas e flores, com as quais faz as mais vivas cores para pintar os seus quadros.

Adorei e recomendo vivamente este belíssimo filme de Martin Provost sobre a história desta mulher simples mas visionária para a sua época e que acabou por mergulhar na loucura ... Sem dúvida, um dos melhores filmes que vi este ano !

Vejam aqui o trailer :


1 comentário:

Clara disse...

Adoro estas histórias sobre mulheres que tiveram um vida nada simples. São um verdadeiro exemplo da força, luta e da experança.

Obrigada pela fantástica dica.

Beijinhos