segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Tapeçarias de Portalegre

Arte tecida a lã

Hoje à tarde desloquei-me até à Galeria das Tapeçarias de Portalegre, na Rua Academia das Ciências 2J ( perto do Jardim do Princípe Real ) e adorei as obras ali expostas.

"Constrastes de Cor" de Eduardo Nery

A tapeçaria surge em Portalegre em 1946, quando dois amigos, Guy Fino e Manuel Celestino Peixeiro, decidem fazer Tapeçaria mural, utilizando um ponto original, hoje conhecido como ponto de Portalegre, inventado por Manuel do Carmo Peixeiro.

A primeira tapeçaria, sob cartão de João Tavares, sai do tear em 1948.

"Balaústre" de Carlos Botelho

A tapeçaria de Portalegre tem um enorme poder decorativo. Parte sempre de um original de um pintor. É a transposição para um outro suporte e a uma outra escala da obra criada por um pintor. É no entanto muito mais que uma simples reprodução. É uma obra de arte original, única pelas suas qualidades intrínsecas e pela técnica usada para traduzir o modelo original. Este é ampliado para a dimensão final sobre um papel quadriculado próprio, em que cada quadrícula representa um ponto (desenho de tecelagem). A desenhadora tem em seguida que corrigir o desenho, tendo em atenção os contornos, as formas, as tonalidades das cores e todos os pequenos detalhes que a tecedeira deve ler e traduzir em tecelagem. Tem ainda que escolher as cores fazendo a equivalência entre o original e as mais de 7000 cores da paleta de lãs da Manufactura.

"O canto do Cisne e as Pombinhas" de Graça Morais

As Tapeçarias de Portalegre distinguiram-se pela sua técnica original e pela contemporaneidade dos temas, acompanhando as expressões plásticas de vanguarda. Desde cedo, artistas consagrados, foram atraídos para este novo suporte, sendo já mais de duas centenas os pintores, nacionais e estrangeiros, que viram trabalhos seus passados a tapeçaria na manufactura de Portalegre.



"O Poeta" de Costa Pinheiro

As instalações fabris localizam-se em Portalegre. A Manufactura possui uma galeria em Lisboa, Galeria Tapeçarias de Portalegre, onde existem em permanência tapeçarias expostas , e onde se encontra a maioria das peças disponíveis para entrega.

"Primavera" de Camarinha


Mais informações aqui !

"Procissão em Veneza" de Nadir Afonso


"Sé" de Almada Negreiros

4 comentários:

Butterfly disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Clara disse...

Autênticas obras de arte!

Maria disse...

Gostava de ver apresentada uma tapeçaria feita segundo cartao de JOAO TAVARES.M. Emilia

Maria disse...

gostava tambem de ver representada 1 tapeçaria feita segundo cartao de JOAO TAVARES. Obrigada