segunda-feira, 28 de abril de 2008

Um gato com muita pinta ...





Cães havia muitos, mas gatos, nenhum. Foi a partir desta constatação que o cartoonista Jim Davis teve a ideia de desenhar um gato amarelo e gorducho para as suas tiras humorísticas em jornais. Inspirou-se num dos 25 gatos da sua infância e deu-lhe o nome e a personalidade do avô. Garfield "nasceu" há 30 anos e conquistou fãs no mundo inteiro com o seu sarcasmo e jeito preguiçoso.


A ele juntaram-se vários amigos: o inseparável urso de peluche Pooky, cão Odie, a gata Arlene, o porquinho Orson, entre muitos outros. As suas mensagens são invariavelmente directas e reivindicativas. E se, em 1978, começou por surgir em 41 jornais norte-americanos, está actualmente em 2600 publicações.


O primeiro livro foi editado em 1980 e foi um sucesso. Dois anos depois já tinha sete best-sellers. Seguiu-se o salto para a televisão, cujos programas receberam vários Emmys. E o CD de música Am I Cool or What?, em 1991.


O site ( http://www.garfield.com/ ) está online desde 1996 e apresenta-se como um mundo para explorar, entre dados biográficos, galeria de imagens, jogos online, DVD, telas originais ( http://www.garfieldcollectibles.com ) e downloads de conteúdos para os computadores e telemóveis ( http://www.garfieldmobile.com ).


O sucesso estendeu-se ainda ao grande ecrã, em 2004 e 2006, com Garfield the Movie e A Tail of Two Kitties ( http://www.garfieldmovie.com ). Garfield adora ver televisão e comer lasanha, mas detesta a segunda-feira. Quem o pode criticar ?










1 comentário:

dead die disse...

Olá,este é um blog muito interessante.
Vêem ao mio
estoyentodocomo.blogspot.com