domingo, 20 de abril de 2008

Arte com um quadrado de papel





Origami é uma técnica ancestral japonesa para criar diversos elementos.

Pega-se num quadrado de papel, dobra-se para a esquerda, depois uma ponta até ao centro, outra volta para a direita e, passo a passo, um simples pedaço de papel ganha a forma de um pássaro esbelto, uma flor delicada, um guerreiro ... Origami ( ori - dobrar, kami - papel ) é uma arte ancestral que se tornou popular no Japão mas ultrapassou fronteiras.

Em http://www.origami.org.uk, um site com endereço do Reino Unido, há uma explicação interactiva e clara de como fazer um pássaro, com diferentes versões, incluindo em língua portuguesa. Fácil até para principiantes.Outra opção é entrar em http://www.origamei.multiply.com : há 17 passos para criar um tatu e vídeos com exemplos práticos.

Na Internet encontram-se páginas pessoais de quem se rendeu a esta arte e a quer partilhar. É o caso de Rita Foelker (http://www.rfoelker.sites.uol.com.br), escritora,ilustradora e professora de origami.

Também no YouTube (http://www.youtube.com/), uma simples pesquisa por origami disponibiliza mais de oito mil vídeos, nos quais mãos astutas fazem dobras perfeitas em pedaços de papel com resultados surpreendentes.

Sem comentários: