segunda-feira, 24 de março de 2008

Julian Beever ... The Pavement Picasso !



Julian Beever é um artista inglês fantástico de "Chalk Art".

Entre os seus vários estilos, o que mais chama a atenção são os desenhos tridimensionais, para os quais utiliza o giz como matéria-prima.

Pintados em calçadas e ruas de várias partes do mundo, os traços distorcidos, quando vistos de um certo ponto, transformam-se em objectos e cenas com profundidade, volume e perspectiva simplesmente impressionantes.

É um trabalho que recorre à técnica de projecção conhecida como anamorfose ( técnica que cria uma ilusão de óptica quando a imagem é vista a partir de determinado ângulo ).

Os desenhos são minuciosamente projectados, milimetricamente executados. Pura Matemática !

Em média, o artista leva cerca de 3 dias para completar uma obra.

Segundo o próprio artista, o seu trabalho tem lá algumas exigências: " O ideal são os dias de sol forte, pois quando chove, significa que tive imenso trabalho para nada. Mas o importante é tirar a foto com o resultado final. Quando isto acontece, o objectivo foi alcançado com sucesso. "

E realmente é um sucesso! Não só para Julian, mas também para o público em geral, que muitas vezes não tem a oportunidade de visitar uma galeria de arte. Como o próprio artista esclarece: "Minha arte é para todos. A arte não deve ficar escondida em galerias, bibliotecas e livros. Arte deveria ser para todos e não apenas para alguns. "

http://www.users.skynet.be/J.Beever
















Sem comentários: