quinta-feira, 13 de março de 2008

Falando Em Sentidos ... !


QUANTOS SENTIDOS TEM UM SER HUMANO ?


" Pelo menos nove.

Os cinco sentidos que todos conhecemos - visão, audição, paladar, olfacto e tacto - foram pela primeira vez enumerados por Aristóteles que, embora fosse brilhante, muitas vezes se enganava.

Há quatro outros sentidos que reúnem consenso:

1. Termocepção, a percepção do calor ( ou da sua ausência ) na nossa pele.

2. Percepção do Equilíbrio - o nosso sentido do equilíbrio - que é determinada pelas cavidades do ouvido interno que contêm fluidos.

3. Nocicepção - a percepção da dor pela pele, articulações e órgãos do corpo. Estranhamente, isto não inclui o cérebro, que não tem quaisquer receptores de dor. As dores de cabeça, ao contrário do que parece, não vêm de dentro do cérebro.

4. Propriocepção - ou " consciência do corpo ". Isto é, o conhecimento inconsciente de onde se situam as diferentes partes do nosso corpo sem sermos capazes de as ver ou as sentir. Por exemplo, feche os olhos e abane o pé no ar. Ainda sabe onde ele está em relação ao resto do seu corpo.


Qualquer neurologista que se preze tem a sua própria opinião acerca de existirem mais do que estes nove sentidos. Alguns argumentam que existem até vinte e um sentidos. E que tal a fome? Ou a sede? O sentido de profundidade, ou o sentido do significado, ou da linguagem? Ou o infinitamente intrigante tema da sinestesia, onde os sentidos colidem e se combinam para que a música possa ser compreendida a cores? E o sentido da electricidade, ou mesmo do perigo iminente, quando o nosso cabelo se põe em pé? "



John Lloyd and John Mitchinson in " O Livro da Ignorância Geral "






Sem comentários: